Com aumento expressivo na receita, sistema metroviário oferece mais de 370 espaços publicitários e atrai anunciantes com formatos digitais, imersivos e alta taxa de recompra
Escrito por Assessoria de Comunicação, em 02/09/2025
A publicidade no Metrô Bahia está em alta, com um crescimento expressivo de 44% na receita publicitária de 2023 para 2024. O resultado, impulsionado pela ampliação de ativações nas estações e seus arredores, consolida o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas como um importante player de mídia out-of-home na região metropolitana de Salvador.
O Metrô Bahia oferece diversas oportunidades para as marcas se conectarem com o público. O portfólio inclui 121 espaços físicos e 256 produtos estáticos licenciados para publicidade. A expansão do inventário e o desenvolvimento de experiências imersivas impulsionaram os resultados. Mais de 70% dos anunciantes que investiram em publicidade no Metrô Bahia voltaram a investir em novas campanhas, evidenciando a efetividade das ações de marketing.
Nos últimos 12 meses, cerca de 120 marcas diferentes, como O Boticário, MacDonald's, Coca-Cola, Petrópolis, Mercado Livre e Tim, já usaram as plataformas do Metrô.
Formatos e mensuração
Os formatos mais procurados incluem circuitos digitais (como MUBs e totens), adesivagens de trens e ativações sensoriais. A empresa também oferece campanhas de grande impacto com experiências imersivas nos vagões, seguindo normas técnicas e de segurança.
A mensuração das ações é realizada por meio de pesquisas de brand lift e ad recall, em parceria com institutos como a Offerwise. O Metrô Bahia também estuda a implementação de sensores inteligentes para medir a audiência nas estações.
Segundo João Pita, diretor comercial da Plataforma de Trilhos da Motiva, responsável pela operação do Metrô Bahia, mais de 400 mil pessoas circulam diariamente pelas estações. "Esse fluxo diário transforma nossos espaços em pontos de grande valor estratégico para marcas que querem se conectar com o público urbano de forma relevante e eficaz, aumentando a conversão da mídia e criando uma relação de empatia e afetividade com os seus clientes".
Sobre a CCR Metrô Bahia
A CCR Metrô Bahia tem 11 anos de operação na Bahia. São 38 km de extensão, duas linhas, 22 estações e dez terminais integrados, sendo nove deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta mais de 400 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 2,3 milhões de viagens, cerca de 32 milhões de quilômetros rodados e mais de 730 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.390 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos.
Crédito da imagem: Divulgação / CCR Metrô Bahia