Nesta quarta-feira (10), das 7h30 às 10h30 e das 16h às 19h, quem passar pelas estações Acesso Norte e Aeroporto vai se deparar com um amplo painel interativo formado por balões amarelos, em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à valorização da vida e à prevenção do suicídio. Com o mote "Seja leve. Esvazie o que te pesa", a ação convida as pessoas a refletirem sobre a importância de liberar sentimentos que sobrecarregam, abrindo espaço para novas energias e para o bem-estar emocional. A experiência, ao mesmo tempo lúdica e simbólica, busca transformar um simples gesto em uma oportunidade de acolhimento e conscientização, reforçando o compromisso com a vida.
Ao estourar um balão, o passageiro encontrará uma mensagem motivacional e de autocuidado. A iniciativa pretende lembrar que ninguém está sozinho e que pedir ajuda é um ato de coragem. Mais do que um gesto simbólico, a intervenção pretende transformar a rotina de quem circula pelo modal em uma oportunidade de acolhimento, ampliando o diálogo sobre saúde mental, combatendo o estigma em torno do tema.
"No mês em que são ampliadas as ações com foco na saúde mental das pessoas, o Metrô Bahia também reforça seu compromisso com o bem-estar de clientes e colaboradores, destacando sempre o compromisso com a valorização da vida", destaca Rodrigo Rainer, gerente de Comunicação da CCR Metrô Bahia.
Estatística
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa o 8º lugar entre os países com os maiores índices de suicídio. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, gêneros, culturas, classes sociais e idades.
A OMS recomenda quatro diretrizes para a prevenção do suicídio: dificultar o acesso aos principais métodos utilizados, qualificar o trabalho da mídia para que neutralize relatos e enfatize histórias de superação, expandir e fortalecer serviços de saúde mental, capacitando profissionais para identificar casos precoces e trabalhar habilidades socioemocionais nos espaços de ensino.
Sobre a CCR Metrô Bahia
A CCR Metrô Bahia tem 11 anos de operação na Bahia. São 38 km de extensão, duas linhas, 22 estações e dez terminais integrados, sendo nove deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta mais de 400 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 2,3 milhões de viagens, cerca de 32 milhões de quilômetros rodados e mais de 730 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.390 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos.
Crédito da imagem: Divulgação / CCR Metrô Bahia