No Dia Nacional do Livro, celebrado nesta quarta-feira (29), o Metrô Bahia reforça seu compromisso em oferecer experiências que vão além do transporte, estimulando a convivência, o conhecimento e o acesso à cultura dentro do sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas com o Projeto Estação Leitura. A ação consiste em pontos de troca de livros, disponíveis em pequenas casinhas literárias onde os clientes podem depositar e retirar exemplares livremente e de graça.
As casinhas literárias estão em seis estações: Acesso Norte, Campo da Pólvora, Pirajá, Lapa, Bairro da Paz e Aeroporto.
O acervo é constantemente renovado, oferecendo diversidade de livros, que incluem romances, poesias, biografias, literatura infantil e obras clássicas da literatura brasileira. Vale ressaltar que aqueles que desejam depositar livros nas casinhas, não devem colocar materiais didáticos, religiosos e revistas.
O projeto foi lançado em 2019, com 500 livros doados pela Fundação Casa de Jorge Amado e colaboradores do Metrô Bahia, e desde então tem sido um sucesso, com a participação de clientes que doam e retiram livros das casinhas.
O “Estação Leitura” é uma das iniciativas voltadas à promoção da literatura e democratização do acesso aos livros. O objetivo é incentivar o hábito da leitura entre os mais de 400 mil clientes que circulam diariamente pelo metrô, além de oferecer momentos de pausa e reflexão em meio à rotina.
"O Projeto Estação Leitura é um ponto de conexão humana porque aproxima as pessoas do conhecimento e da leitura de forma simples e democrática. Nosso propósito é oferecer mais do que mobilidade. Queremos proporcionar experiências que conectem pessoas, através do conhecimento", afirma Cleone Garcia, gerente de estações e terminais do Metrô Bahia.
O Metrô Bahia promove cultura, literatura e manifestações artísticas em suas estações, reforçando o compromisso da concessionária com a experiência do cliente. A iniciativa é mais uma forma de tornar o sistema metroviário um espaço de convivência e estímulo à cultura.
Sobre a CCR Metrô Bahia
A CCR Metrô Bahia tem 11 anos de operação na Bahia. São 38 km de extensão, duas linhas, 22 estações e dez terminais integrados, sendo nove deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta mais de 400 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 2,3 milhões de viagens, cerca de 32 milhões de quilômetros rodados e mais de 730 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com 1.327 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos.