O Instituto Motiva anunciou os vencedores do Prêmio Escolas Baseadas na Natureza 2025, iniciativa que reconhece instituições de ensino de todo o país por práticas inovadoras que conectam educação e natureza. Na área de atuação do Metrô Bahia, a vencedora foi a Escola Municipal Enock Amaral, de Lauro de Freitas, com o projeto "Raízes e Rios: Reconectando Infâncias e Territórios". Para a educadora e coautora do projeto, Virna Casalli, a conquista do prêmio foi recebida com imensa alegria, não apenas pela vitória, mas por representar uma rede comprometida em transformar a educação e abrir caminhos para o futuro. Segundo ela, o reconhecimento celebra um trabalho que rompe as paredes da escola, devolve às crianças o contato com a natureza e ajuda a reduzir os impactos do racismo ecológico. Essa conquista reforça a esperança em uma educação viva, inclusiva e profundamente conectada ao território.
A iniciativa se destacou pelo envolvimento dos estudantes em ações práticas de cuidado ambiental e pela integração com a comunidade local. "Foi com imensa alegria que celebramos a conquista do prêmio nacional com o projeto Entre raízes e rios: reconectando infâncias e territórios. Ser reconhecidos pelos Institutos Motiva, Alana e Crescer, com o incentivo do Metrô Bahia, fortalece nosso compromisso com a infância, a natureza e a justiça socioambiental. Essa conquista é de toda a comunidade escolar e nos enche de esperança para continuar semeando pertencimento, dignidade e transformação, explicou Vânia Pessoa, coordenadora pedagógica da escola Municipal Enock Amaral.
Neste ano, o prêmio recebeu 213 inscrições de diferentes regiões do país e selecionou cinco escolas para implantarem os projetos. Confira as escolas premiadas em diferentes regiões do país:
· Escola Municipal Enock Amaral (Lauro de Freitas, BA) – "Raízes e Rios: Reconectando Infâncias e Territórios";
· Escola Municipal da Floresta (Paracambi, RJ) – "Aprender com a Terra, Cultivar o Futuro";
· Escola I. Profª. Ernestina Pereira Martins (Paulo Lopes, SC) – "Pátio Vivo da Ernestina: Semeando Futuros, Colhendo Saberes";
· E.M. do Campo Profª Andréa Ferraz de Oliveira (Itararé, SP) – "Salas Abertas: Reconectar com a Natureza";
· E.M.R.E.I. Polo Paraguai Mirim e Extensões (Corumbá, MS) – "Entre Águas e Aprendizagens: Transformando a Minha Comunidade".
Todos os projetos inscritos passaram por uma curadoria criteriosa, que avaliou critérios como inovação, impacto, protagonismo estudantil e conexão com o território. O prêmio integra a estratégia de formação em Educação baseada na Natureza (EbN), voltada para professoras(es), coordenadoras(es) pedagógicas(os) e diretoras(es) do Ensino Fundamental anos iniciais, além de outros educadores interessados na EbN como teoria e prática para o desenvolvimento integral dos estudantes.
As formações são 100% online, no formato autoinstrucional e assíncrono, com tutoria e certificação de 40 horas. O objetivo é fortalecer o conhecimento e desenvolver habilidades interdisciplinares, estimulando a consciência crítica e práticas pedagógicas que promovam o vínculo com a natureza e o enfrentamento dos desafios socioambientais.
Nova etapa do programa
O Escolas Baseadas na Natureza é o maior programa privado de educação com foco na integração da natureza. Ele nasceu a partir da reformulação do antigo Caminhos para a Cidadania, lançado em 2002 pela Motiva. Essa mudança está alinhada à nova missão do Instituto Motiva, que concentra seus esforços na promoção de cidades e comunidades sustentáveis. A iniciativa, que conta com o Instituto Crescer e o Instituto Alana como parceiros técnicos, já está presente em 280 municípios, beneficiando indiretamente cerca de 177 mil alunos do Ensino Fundamental. Outras informações sobre o programa no site: www.escolasebn.com.br.
Sobre o Instituto: entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social da Motiva com o objetivo de proporcionar transformação e impacto social positivo. Seu foco são iniciativas nas frentes de Cidades Sustentáveis e Mobilidade, Cultura e Educação, Saúde e Segurança. Desde 2014, as ações do Instituto já beneficiaram mais de 18 milhões de pessoas. Saiba mais em: www.motiva.com.br/instituto/.
Sobre a CCR Metrô Bahia
A CCR Metrô Bahia tem 11 anos de operação na Bahia. São 38 km de extensão, duas linhas, 22 estações e dez terminais integrados, sendo nove deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta mais de 400 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 2,3 milhões de viagens, cerca de 32 milhões de quilômetros rodados e mais de 730 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.390 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos.
Crédito das imagens: Divulgação / CCR Metrô Bahia