Institucional

Proteção em Movimento: Salas Elas à Frente reforçam combate à violência contra mulher com acolhimento e orientações

Iniciativa apoia mulheres em situação de vulnerabilidade nas salas que ficam nas estações Pirajá e Rodoviária.

Escrito por Assessoria de Comunicação, em 25/11/2025

No combate à violência contra a mulher, o Brasil comemora nesta terça-feira (25) 20 anos do Ligue 180 e ganha um reforço importante com a assinatura de um acordo nacional para a  Medida Protetiva de Urgência Eletrônica (MPUe). Em Salvador, as Salas Elas à Frente, criadas por meio de uma parceria entre o Metrô Bahia e a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), oferecem um espaço seguro para acolher e orientar mulheres em situação de vulnerabilidade ou vítimas de violência e importunação sexual.

"As Salas Elas à Frente são fundamentais para criar um ambiente seguro e acolhedor no metrô, onde as mulheres possam se sentir protegidas e amparadas. É um passo importante do sistema metroviário no combate à violência de gênero, promovendo conscientização e apoio às vítimas", diz Betania Pita, Coordenadora de Pessoas do Metrô Bahia.

De março de 2024 a outubro deste ano, a concessionária registrou cerca de 200 atendimentos nas salas, mostrando o impacto desse trabalho. A iniciativa garante um espaço seguro para as mulheres, com encaminhamento para Casa da Mulher Brasileira e outros serviços de apoio.

"A parceria com o Metrô Bahia na criação das Salas Elas à Frente é um exemplo poderoso de como podemos ampliar o apoio às mulheres em situação de violência. Essas salas são um refúgio seguro para que elas possam romper com ciclos de abuso. Além disso, a SPM leva atendimento e informação para os 417 municípios da Bahia, para que todas as mulheres, não importa onde estejam, compreendam os tipos de violência que podem estar sendo submetidas e saibam que não estão sozinhas," explica Ana Clara Auto, coordenadora da SPM.

As Salas Elas à Frente funcionam na Estação Rodoviária, às segundas e quartas, das 9h às 17h, e na Estação da Pirajá, no mesmo horário, só que às terças e quintas. 

Sobre o Metrô Bahia

O Metrô Bahia tem 11 anos de operação na Bahia. São 38 km de extensão, duas linhas, 22 estações e dez terminais integrados, sendo nove deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta mais de 400 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 2,3 milhões de viagens, cerca de 32 milhões de quilômetros rodados e mais de 730 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com 1.327 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos. 

Crédito da imagem: Divulgação / CCR Metrô Bahia