O público que vai curtir o AFROPUNK 2025, nos dias 8 e 9 de novembro, no Parque de Exposições de Salvador, contará com uma operação especial do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, preparada pelo Metrô Bahia, transporte oficial do evento, para garantir mais segurança e agilidade nos deslocamentos.
O metrô funcionará 24h para os dois dias do evento, sendo que da 0h às 5h, o embarque será realizado exclusivamente na Estação Mussurunga, com as demais estações abertas apenas para desembarque, exceto na Estação CAB, que permanecerá fechada. Os terminais de integração de Pirajá, Acesso Norte e Mussurunga terão circulação normal dos ônibus.
"A operação especial do Metrô Bahia durante o AFROPUNK 2025 reforça nosso compromisso com a excelência no atendimento ao cliente, especialmente em dias de grandes eventos que acontecem na cidade. Por isso, trabalhamos sempre para proporcionar uma experiência de mobilidade urbana segura, eficiente e alinhada à relevância cultural do festival", reforça Pedro Mello, Gerente Executivo de Atendimento do Metrô Bahia.
A operação contará com reforço no quadro de Agentes de Atendimento e Segurança (AASs). A segurança será monitorada por mais de 2 mil câmeras distribuídas entre estações, trens, passarelas e terminais de ônibus, todas integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO) e às Salas de Supervisão Operacional (SSOs). Os agentes de segurança também estarão equipados com 200 câmeras corporais com áudio, garantindo mais transparência e agilidade nas ocorrências.
"Esse era um desejo antigo, não só do nosso público, mas também de todo o time AFROPUNK. Fazer um evento verdadeiramente democrático começa e termina com o olhar atento aos acessos. O transporte público é parte fundamental disso. Estamos muito felizes por ter conseguido viabilizar essa operação junto ao Metrô Bahia, garantindo que todas as pessoas possam viver o festival e voltar para casa com a garantia do transporte público", comemora Ágatha Ferreira, Estrategista de Comunicação & Conteúdo do AFROPUNK.
Música na Estação Mussurunga
Para entrar no clima do festival, o público será recebido na Estação Mussurunga com a apresentação de um DJ, das 15h30 às 19h30, que animará o embarque dos passageiros com uma playlist exclusiva, reunindo os artistas que se apresentarão no AFROPUNK. A iniciativa busca oferecer uma experiência acolhedora e vibrante aos clientes, reforçando o compromisso da concessionária em promover cultura e segurança aos que utilizam o modal em dias de grandes eventos na capital baiana.
Pagamento por aproximação
Os clientes podem pagar a passagem diretamente na catraca, utilizando cartões de crédito, débito, celulares com tecnologia NFC, smartwatches, pulseiras de pagamento ou QR Codes adquiridos no aplicativo da Recarga Pay. Basta aproximar o dispositivo na parte inferior da catraca e, ao ver a luz verde, o acesso estará liberado.
Essa modalidade de pagamento oferece mais agilidade e comodidade, especialmente em dias de grande fluxo como o da partida.
Outras formas de recarga
Quem utiliza o Cartão Integração do Metrô também pode realizar a recarga de forma prática:
App da CCR Mobilidade (disponível na App e Play Store);
Carteiras digitais: Banco do Brasil (para correntistas), KIM+, PicPay, Recarga Pay, Cittamobi;
Rede credenciada: mais de 2 mil pontos de venda;
O valor da passagem do metrô é de R$4,10.
Sobre o Metrô Bahia
A CCR Metrô Bahia tem 11 anos de operação na Bahia. São 38 km de extensão, duas linhas, 22 estações e dez terminais integrados, sendo nove deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta mais de 400 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 2,3 milhões de viagens, cerca de 32 milhões de quilômetros rodados e mais de 730 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com 1.327 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos.
Crédito da imagem: Divulgação / CCR Metrô Bahia