A CCR Metrô Bahia recebeu nesta quarta-feira (18), o Selo Lilás, uma certificação pela valorização das mulheres no ambiente de trabalho. A cerimônia de entrega ocorreu no início da manhã, no Centro de Operações e Inteligência (COI), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
A concessionária é a primeira empresa de mobilidade a receber a certificação, que é um reconhecimento do Governo da Bahia às organizações que são comprometidas com a valorização da mulher, o enfrentamento à desigualdade de gênero e que promovem ambientes laborais mais justos e inclusivos.
Para representar a empresa e receber o Selo, a coordenadora de pessoas da CCR Metrô Bahia, Betânia Pita, participou da cerimônia e reforçou algumas das ações de valorização das mulheres na empresa.
"Desenvolvemos muitas ações afirmativas, como contratação de mulheres, promoção de mulheres grávidas, acompanhamento de colaboradoras gestantes, entre diversas iniciativas que são promovidas dentro do Metrô Bahia, com o objetivo de tornar o ambiente cada vez mais saudável e igualitário para as nossas colaboradoras".
A Secretária de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), Neusa Cadore, conta que o evento é um momento festivo, que dá esperança à luta na construção da igualdade entre homens e mulheres.
"O selo reconhece boas práticas que incentivam uma nova cultura de trabalho no mercado, com mais valorização e respeito às mulheres. É uma construção de um mundo sem violências, com mais reconhecimento do direito das mulheres, e o nosso desejo é que a mulher possa cada vez mais conquistar sua autonomia econômica, que é tão fundamental para as nossas vidas. E tudo isso em um ambiente seguro e respeitoso no mercado de trabalho".
A CCR Metrô Bahia, que estimula a adoção de políticas de equidade de gênero e valoriza o protagonismo das mulheres, tem promovido ações que refletem seu compromisso com a criação de condições mais justas e oportunidades para a profissional do gênero feminino. Entre elas, a contratação de 14 operadoras de trens, que assumiram a função nesta semana.
A chegada das novas operadoras de trem é um marco importante para o sistema metroviário, pois promove a inserção de mulheres em um universo historicamente masculino, fortalecendo as políticas de equidade de gênero, além de enriquecer o ambiente de trabalho com diferentes visões e experiências.
Com a capacitação e o treinamento adequado, com duração de seis meses, as novas operadoras de trem serão preparadas para contribuir para a eficiência e segurança do sistema, ao mesmo tempo em que promovem a inclusão e a diversidade no ambiente de trabalho.
Sobre a CCR Metrô Bahia
A CCR Metrô Bahia tem 11 anos de operação na Bahia. São 38 km de extensão, duas linhas, 22 estações e dez terminais integrados, sendo nove deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta mais de 400 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 2,3 milhões de viagens, cerca de 32 milhões de quilômetros rodados e mais de 730 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.390 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos.