O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas registrou no mês de maio mais de 10,3 milhões de clientes transportados. A alta foi de 2,4% (240 mil passageiros) na comparação com o mesmo período de 2024.
O crescimento reflete a confiança da população no modal, reconhecido por sua segurança, agilidade e eficiência na mobilidade urbana. Desde a inauguração, em 2014, o modal já transportou mais de 730 milhões de passageiros, somando mais de 2,3 milhões de viagens realizadas.
"Estamos sempre em busca de atender aos nossos clientes com excelência, prestando um serviço de qualidade. Este resultado expressivo é fruto do trabalho de uma equipe composta por mais de 1.300 colaboradores", celebra Júlio Freitas, diretor da CCR Metrô Bahia.
Com essa marca, a concessionária reafirma seu compromisso em oferecer um transporte público de qualidade, contribuindo para a mobilidade urbana sustentável, a redução de impactos ambientais e a melhoria da qualidade de vida dos soteropolitanos e visitantes.
"Os mais de 10 milhões de passageiros transportados em um único mês comprovam a importância do metrô como eixo estruturante da mobilidade urbana em Salvador e na Região Metropolitana. Esse crescimento reforça o acerto da política de investimentos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), na ampliação de um transporte público eficiente, seguro e acessível para a população. Seguiremos avançando, sempre com foco na integração e no bem-estar das pessoas", destaca Jusmari Oliveira, secretária da Sedur.
Motiva Trilhos
Já a plataforma de trilhos da Motiva, que reúne as concessões de mobilidade urbana sobre trilhos operadas nos estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro, registrou em maio mais de 65,5 milhões de clientes transportados em suas operações metroferroviárias, alta de 2,5% na comparação com o mesmo período de 2024.
Sobre a CCR Metrô Bahia
A CCR Metrô Bahia tem 11 anos de operação na Bahia. São 38 km de extensão, duas linhas, 22 estações e dez terminais integrados, sendo nove deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta mais de 400 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 2,3 milhões de viagens, cerca de 32 milhões de quilômetros rodados e mais de 730 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.390 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos.