Ação foi realizada na Estação Campo da Pólvora com o objetivo de destacar a importância da data e aproximar o modal do patrimônio imaterial do estado
Escrito por Assessoria de Comunicação, em 02/07/2025
A CCR Metrô Bahia celebrou, nesta quarta-feira (2), a Independência do Brasil na Bahia com uma ação educativa e cultural na Estação Campo da Pólvora, em Salvador. Localizada em uma região estratégica, a estação conecta os passageiros a alguns pontos do trajeto do desfile do 2 de Julho, servindo como elo entre a mobilidade urbana e a tradição cultural.
A iniciativa visou destacar a importância da data para a construção da identidade baiana e aproximar o modal do patrimônio imaterial do estado. Durante a manhã, os clientes receberam bandeiras da Bahia e cartões com informações sobre personagens históricos importantes para a independência.
"Achei interessante a iniciativa do metrô porque essa é também uma forma de lembrar a importância da data e se sentir parte da história", disse a aposentada Ana Maria Pinheiro.
O estudante Saulo Mendes, que usou o metrô para seguir com destino ao desfile do 2 de Julho, também elogiou a ação. "É uma ação de importância para divulgação do 2 de Julho, que é quando a Independência do Brasil é consolidada. Mostra a força dos baianos contra o colonialismo, contra as forças portuguesas e a CCR está de parabéns por trazer essa ação muito positiva em uma data tão especial, em que devemos reconhecer a história oficial por trás dessas de grandes figuras como Maria Quitéria, Maria Filipa, Joana Angélica, entre outros que participaram desse processo e construíram a luta pela independência".
Para Rodrigo Rainer, gerente de comunicação da CCR metrô Bahia, a ação foi um convite para que os clientes se sintam parte da realidade histórica que a independência representa para a Bahia e para o Brasil. "A proposta foi mostrar que o metrô faz parte da história viva da cidade e contribui para que as pessoas celebrem a data cívica com segurança e conforto até o local do desfile".
"O 2 de Julho é um marco da nossa história e da identidade do povo baiano. A iniciativa da CCR Metrô Bahia de levar essa memória ao Campo da Pólvora, onde funciona uma importante estação de metrô, é uma forma de manter viva a luta pela independência e de valorizar as heroínas e os heróis que construíram o nosso Estado", reforça Jusmari Oliveira, secretária Estadual de Desenvolvimento Urbano.
O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas opera em horário normal no feriado desta quarta-feira, das 5h à 0h. A concessionária reforça as orientações do embarque consciente para garantir a segurança, o conforto e bem-estar de seus clientes.
Sobre a CCR Metrô Bahia
A CCR Metrô Bahia tem 11 anos de operação na Bahia. São 38 km de extensão, duas linhas, 22 estações e dez terminais integrados, sendo nove deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta mais de 400 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 2,3 milhões de viagens, cerca de 32 milhões de quilômetros rodados e mais de 730 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.390 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos.
Crédito das imagens: Divulgação / CCR Metrô Bahia