Mais de 25 mil pessoas são transportadas na operação especial do Metrô no Festival de Verão

Colaboradores de diversas áreas atuaram diretamente na estratégia do evento

Escrito por CCR Metrô Bahia, em 28/01/2025

A CCR Metrô Bahia promoveu mais uma estratégia especial para atender ao grande público que foi ao Festival de Verão no último final de semana, garantido o transporte com segurança e rapidez aos mais de 25 mil clientes que optaram pelo modal sobre trilhos nos dois dias de festa.

Mais de 60 profissionais da concessionária participaram, pelo 2º ano consecutivo, da operação 24h do sistema durante o Festival de Verão. São dezenas de Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) e operadores de tráfego e escalantes, além, é claro, do time de manutenção, serviços gerais e outras equipes.

Na Estação Mussurunga, os AAS se reuniram para ouvir o resumo da operação, alinhar as estratégias e encontrar os parceiros de trabalho. Localizada em frente ao Parque de Exposições, a estação operou para embarque sem interrupções durante todo o período da festa. "

"A diferença de um plantão normal para o plantão da madrugada é lidar com um público que vem de festa, então precisamos de todo cuidado e atenção para que tudo transcorra bem", afirma a AAS Gabriela Bastos, que está em processo de formação de Líder de Atendimento e Segurança.

Entre 0h e 5h da manhã, as demais estações do sistema metroviário funcionaram apenas para desembarque, todas com a presença de agentes e o apoio das equipes no CCO, que monitora diariamente mais de 2 mil câmeras para a segurança de quem chegava e quem ia embora da festa. Ao mesmo tempo em que os times de atendimento e segurança estão de olho na movimentação nas plataformas, passarelas e terminais de ônibus, uma dupla estava na Estação Acesso Norte atenta ao fluxo dos trens, troca de operadores e planejamento das viagens durante toda a noite. Adriana Gomes e Pedro Guilherme são os escalantes, profissionais responsáveis por preparar a escala dos operadores de trem.

"Temos todo o cuidado para montar a estratégia, garantindo que a população seja atendida e, também, que os operadores possam realizar o trabalho de maneira segura", explica Adriana Gomes.

Para o operador de trem Lucas Tauan, essas operações têm seus desafios. "Por se tratar de um público que está vindo de uma festa, temos muito um cuidado ainda mais redobrado na prestação do nosso serviço", diz. "Eu já trabalhei na operação 24h durante o São João, e é um trabalho que exige a nossa máxima atenção", completa.

 

Sobre a CCR Metrô Bahia

A CCR Metrô Bahia tem dez anos de operação na Bahia. São 38 km de extensão, duas linhas, 22 estações e dez terminais integrados, sendo nove deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta mais de 400 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 2,1 milhões de viagens, cerca de 27 milhões de quilômetros rodados e mais de 670 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.390 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos, e foi reconhecida pelo jornal O Estado de São Paulo como uma das 100 empresas mais influentes do Brasil em mobilidade no ano de 2024.