Janeiro Branco: CCR Metrô Bahia promove ação em prol da saúde mental e emocional dos clientes

A iniciativa "Parada da Alegria" ocorreu nesta terça-feira (28) e segue até amanhã (29), passando por quatro estações do sistema metroviário.

Escrito por CCR Metrô Bahia, em 27/01/2025

"Uma ação como essa é essencial, principalmente em uma estação de metrô, onde muitas pessoas saem de casa carregando problemas familiares ou de trabalho. Receber uma mensagem ou um sorriso transformou o meu dia." Com esse sentimento de esperança, Eunice Borges chegou à plataforma de embarque da Estação Acesso Norte na manhã desta terça-feira (28), enquanto seguia para o trabalho. Como ela, muitas outras pessoas que transitaram pelo modal encontraram motivos para encarar o dia com mais leveza e motivação.

A ação "Parada da Alegria", promovida pela CCR Metrô Bahia, marca o encerramento do mês de janeiro com uma programação especial voltada ao cuidado com a saúde mental e emocional dos passageiros. Na tarde de hoje, a iniciativa ocorrerá na Estação Pirajá, das 16h às 18h. Já nesta quarta-feira (29), as estações Aeroporto e Lapa recebem a campanha nos mesmos horários, das 7h às 9h pela manhã e novamente no período da tarde. 

Para Lívia Paranaguá, profissional da área de saúde e cliente assídua do metrô de Salvador, uma ação dessa natureza vai além de um simples gesto: ela carrega um profundo significado para aqueles que estão enfrentando momentos difíceis, como o luto, o desânimo ou a falta de esperança para seguir em frente.

Durante o evento, uma dupla de palhaços interagiu com os clientes, distribuindo reflexões motivacionais e reforçando a importância dos cuidados com a saúde mental. Os participantes retiraram mensagens de acolhimento, motivação e empoderamento da "Caixa da Alegria". O gesto simbólico demonstrou a relevância de cuidar do bem-estar emocional e mental dos mais de 400 mil clientes que transitam diariamente pelo sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.

 

Atenção e acolhimento

O cuidado com a saúde mental sempre esteve entre as prioridades da concessionária. Os Agentes de Atendimento e Segurança (AAS), que atuam nas estações, são treinados para lidar com situações de vulnerabilidade emocional, crises de ansiedade e outros momentos sensíveis apresentados pelos clientes. Além disso, os colaboradores da empresa e seus dependentes legais têm acesso gratuito a tratamentos psicológicos e psiquiátricos, com acompanhamento terapêutico.

Um exemplo dessa atenção ocorreu em setembro do ano passado, quando um caso registrado na Ouvidoria demonstrou a importância do acolhimento empático. Na ocasião, agentes da Estação Brotas ampararam uma passageira em crise de choro, evitando que a situação evoluísse para algo mais grave.

Com iniciativas como a "Parada da Alegria", a CCR Metrô Bahia reafirma seu compromisso com o cuidado integral e o bem-estar de seus clientes e colaboradores.

 

Sobre a CCR Metrô Bahia

A CCR Metrô Bahia tem dez anos de operação na Bahia. São 38 km de extensão, duas linhas, 22 estações e dez terminais integrados, sendo nove deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta mais de 400 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 2,1 milhões de viagens, cerca de 27 milhões de quilômetros rodados e mais de 670 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.390 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos, e foi reconhecida pelo jornal O Estado de São Paulo como uma das 100 empresas mais influentes do Brasil em mobilidade no ano de 2024.

 

Informações para a imprensa

Darana RP
(71) 3342-3373
--------------------------------------
Denise Paixão | Atendimento
(71) 99928-8024
denise@darana.com.br
--------------------------------------

Julli Rodrigues | Atendimento interino
(71) 99239-3228
henrique@darana.com.br

--------------------------------------

Lara Machado | Coordenação
(71) 99939-5293
lara@darana.com.br