A 21ª turma de Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) da CCR Metrô Bahia cumpriu mais uma importante etapa do processo de formação na última sexta-feira (31). Os 24 integrantes da turma realizaram um simulado de resgate sob o trem.
Com o apoio de todos os times envolvidos na operação e segurança do trabalho, os participantes simularam o resgate de vítimas nos trilhos do metrô, sob os carros dos trens. O treinamento aconteceu no Pátio Pirajá, com a supervisão de equipes e do Centro de Controle Operacional (CCO).
Durante o treinamento, os AAS simularam o resgate de vítimas sob o trem, observando questões de segurança dos clientes, da própria equipe e das vítimas. Além disso, realizaram o trabalho de alinhamento dos procedimentos para este tipo de operação, simulando também a comunicação entre os times e o tempo de atendimento da ocorrência.
“É muito importante manter a tranquilidade e a calma. Toda a formação prioriza muito o controle emocional diante de situações sensíveis. Acho fundamental o treinamento, porque nós sabemos que a prática sempre tem uma carga muito diferente da teoria”, afirmou o AAS Leandro Moraes.
O principal objetivo do procedimento é preparar os novos agentes para situações reais envolvendo todos os aspectos do gerenciamento de crise, priorizando sempre a integridade de todos os envolvidos.
“Esse treinamento é fundamental para que os novos agentes saibam como atuar em situações reais. É a preparação para uma abordagem com segurança para todos os envolvidos em uma situação de risco. Por isso, a formação dos novos agentes é muito direcionada à parte prática”, comenta Carlos Vinicius Santos, Líder de Atendimento e Segurança da CCR Metrô Bahia.
Sobre CCR Metrô Bahia
A CCR Metrô Bahia tem dez anos de operação na Bahia. São 38 km de extensão, duas linhas, 22 estações e dez terminais integrados, sendo nove deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$ 11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta mais de 400 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 2,1 milhões de viagens, cerca de 27 milhões de quilômetros rodados e mais de 670 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.390 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos, e foi reconhecida pelo jornal O Estado de São Paulo como uma das 100 empresas mais influentes do Brasil em mobilidade no ano de 2024.