Institucional

Metrô Bahia lança a exposição ‘Luz, Câmera, Memória” na estação Pirajá

Mostra em parceria com o Instituto Roque Araújo de Cinema e Audiovisual e a Sedur vai contar com câmera usada na gravação de O Pagador de Promessas

Escrito por Assessoria de Comunicação, em 05/08/2025

O Metrô Bahia, em parceria com o Instituto Roque Araújo de Cinema e Audiovisual (IRA) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), lança na quinta-feira (7), a exposição "Luz, Câmera, Memória" na Estação Pirajá, em Salvador. A mostra vai proporcionar aos clientes uma viagem pela história do cinema brasileiro, com uma coleção de equipamentos históricos que marcaram gerações.

A exposição vai contar com um set de filmagens montado com objetos digitais e analógicos originais, incluindo uma câmera de 35 mm utilizada nas filmagens de O Pagador de Promessas (1962), além de equipamentos usados por Glauber Rocha, cadeira de diretor, refletores originais de época, projetor Super 8 e projetor da década de 30. 

Os equipamentos datam das décadas de 30, 60, 80 e 2000, e são peças históricas que fazem parte do patrimônio cultural brasileiro.

“A exposição é uma forma de celebrar os 127 anos do cinema brasileiro e levar esse conhecimento para todos. Eu mantenho o passado no presente, preservando essas peças em dois museus, um em Cachoeira e outro em Porto Seguro, além da realização de exposições itinerantes, como essa na estação de metrô”, disse Roque Araújo, cineasta e fundador do IRA. 

Além do aniversário de 127 anos do cinema brasileiro, que foi comemorado em 19 de junho, a exposição coincide com a celebração ao Dia do Documentário Brasileiro, em 7 de agosto, reforçando a importância da cultura e da valorização da Sétima Arte para todos. 

Com essa iniciativa, o Metrô Bahia busca proporcionar uma experiência única e enriquecedora para os seus clientes, promovendo a arte e a cultura em um espaço público.

“Ao trazer essa exposição para o sistema de transporte, estamos democratizando o acesso à cultura e valorizando o patrimônio cultural brasileiro. É fundamental que ações como essa sejam realizadas em espaços como no metrô, onde podemos atingir um público amplo", Júlio Freitas, diretor do Metrô Bahia.

Já a secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Jusmari Oliveira, afirma que “o Governo da Bahia e o Metrô Bahia buscam cada vez mais diversificar as experiências oferecidas ao público do metrô, e trazer a história do cinema brasileiro por meio de objetos originais é uma forma de democratizar o acesso à cultura e despertar a curiosidade de todos.”

Sobre a CCR Metrô Bahia

A CCR Metrô Bahia tem 11 anos de operação na Bahia. São 38 km de extensão, duas linhas, 22 estações e dez terminais integrados, sendo nove deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta mais de 400 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 2,3 milhões de viagens, cerca de 32 milhões de quilômetros rodados e mais de 730 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.390 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos.