Em um esforço conjunto para combater a violência contra a mulher, agentes de atendimento e segurança do Metrô Bahia que estão em formação participaram de uma palestra ministrada pelo Batalhão de Proteção à Mulher da Polícia Militar da Bahia. O treinamento aconteceu na sede da companhia, em Salvador, e visa capacitar esses profissionais a identificar e atuar em situações de violência, tornando-os multiplicadores na campanha de conscientização e redução de crimes contra as mulheres.
Durante a capacitação, a Tenente-Coronel Roseli, comandante do batalhão, trouxe dados alarmantes. Mais de 790 mulheres foram vítimas de feminicídio entre 2017 e 2024. A palestra enfatizou a importância de desconstruir a ideia de que atividades domésticas são responsabilidade exclusiva das mulheres, um estereótipo que frequentemente contribui para a desigualdade de gênero e, consequentemente, para a violência.
"O trabalho que vocês vão desenvolver é muito importante porque vocês vão interagir com pessoas todos os dias, vão se deparar com situações no seu dia a dia. O nosso objetivo é que vocês sejam multiplicadores dessa campanha de prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher", afirmou a comandante.
Um dos pontos abordados foi a necessidade de conscientizar os homens para que se tornem aliados ativos na prevenção e no combate à violência contra a mulher.
"Essa formação não é só fundamental no nosso dia de trabalho, mas também na nossa vida em casa, com a familia e amigos. Precisamos ser sementes multiplicadoras contra essa cultura da violência contra a mulher", afirmou Magali Paixão, agente de Atendimento e Segurança que está em processo de formação para liderança e também participou do encontro.
Acolhimento
Além das formações constantes para a prevenção da violência contra a mulher, o Metrô Bahia ainda conta com duas salas de acolhimento para mulheres. Localizadas nas estações Pirajá e Rodoviária, os espaços são fruto de uma parceria com a Secretaria de Política para Mulheres (SPM) e com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo da Bahia (Sedur). Na Estação Pirajá, a sala Elas à Frente funciona das 9h às 17h, sempre às terças e quintas. Já na Estação Rodoviária, o espaço funciona no mesmo horário, mas nas segundas e quartas.
Sobre a CCR Metrô Bahia
A CCR Metrô Bahia tem 11 anos de operação na Bahia. São 38 km de extensão, duas linhas, 22 estações e dez terminais integrados, sendo nove deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta mais de 400 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 2,3 milhões de viagens, cerca de 32 milhões de quilômetros rodados e mais de 730 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.390 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos.
Crédito das imagens: Divulgação / CCR Metrô Bahia