No mês em que se celebra o Dia do Cliente, o VLT Carioca reforça seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade ao superar a marca de 120 colaboradores capacitados em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa visa garantir um atendimento mais acolhedor e eficiente às pessoas surdas que utilizam o sistema diariamente. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 5% da população brasileira é surda, o que representa aproximadamente 10 milhões de pessoas.
O curso é oferecido pela Motiva, em parceria com o Senai, na sede do VLT, no Santo Cristo, e conta com 40 horas de aulas teóricas e práticas ministradas por uma professora surda. Durante o treinamento, a equipe aprende o alfabeto, palavras e estruturas para formação de frases, além de saudações.
A formação prioriza os agentes de fiscalização, que atuam diretamente nas estações e nos trens. Com a capacitação, eles passam a oferecer um atendimento mais acolhedor e eficiente, auxiliando passageiros em dúvidas sobre itinerários, regras de convivência e funcionamento do sistema.
“A população do Rio e os visitantes da cidade merecem um atendimento inclusivo. Treinamos 100% dos colaboradores que atuam diretamente com o público para que se comuniquem de forma assertiva, eficiente e humanizada. Esse é um passo importante para otimizar o serviço que prestamos”, destaca Rodrigo Feitoza, gerente executivo de Operações do VLT Carioca.
Entre os profissionais já formados está Nívea Lisboa, agente de fiscalização há quase três anos. Ela integrou uma das primeiras turmas e conta que a prática em Libras transformou seu dia a dia.
“Os clientes que atendemos em Libras se surpreendem e agradecem de uma forma tão sincera que nos motiva demais. Já vivi situações marcantes, como quando pude responder em Libras a uma mãe que tinha escrito um pedido de informação em um papel. Quando me comuniquei com ela pela linguagem de sinais, vi a emoção em seus olhos. Foi um gesto simples, mas que fez toda a diferença para ela, e para mim também”, relata Nívea.
Com essa iniciativa, o VLT Carioca se fortalece como referência em acessibilidade no transporte público, reforçando seu compromisso em conectar a cidade com serviços cada vez mais humanos e inclusivos.
Legenda da foto: (da esq para a direita) Katharine Santos e Nívea Lisbôa, agentes de fiscalização do VLT Carioca, conversam na linguagem brasileira de sinais na parada Vila Olímpica.