Institucional

Feriado de 7 de setembro: Museu do Amanhã tem entrada gratuita e fácil acesso de VLT pelo Terminal Gentileza

Iniciativa do Instituto Motiva reforça o acesso democrático à cultura

Escrito por Assessoria de Comunicação, em 03/09/2025

Está em busca de um programa cultural gratuito para aproveitar o fim de semana com a família? O Museu do Amanhã é uma ótima opção: em todos os feriados nacionais, como o 7 de setembro, a entrada é gratuita. É a chance de conhecer exposições inéditas e mergulhar em experiências que conectam arte e sustentabilidade. A iniciativa conta com o apoio do Instituto Motiva. 

A melhor forma de chegar ao local é embarcando na Linha 1 do VLT Carioca no Terminal Gentileza e descendo na Parada dos Museus, a poucos metros da entrada. Durante a visita, o público pode conferir exposições como “Claudia Andujar e seu Universo: Ciência, Sustentabilidade e Espiritualidade”, que apresenta a obra da fotógrafa suíça radicada no Brasil com foco em sua relação com os Yanomami; “Água Pantanal Fogo”, de Lalo de Almeida e Luciano Candisani, que retrata tanto a beleza quanto a destruição da natureza; e “Tromba d’Água”, com pinturas e instalações de artistas latinas. 

No segundo andar, permanece a exposição principal, que leva o visitante a uma jornada imersiva em cinco grandes áreas — Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós — somando mais de 40 experiências disponíveis em português, espanhol e inglês. 

- O Instituto Motiva acredita que a cultura deve ser um direito de todos. Por isso, ao garantir a gratuidade no Museu do Amanhã durante os feriados nacionais, reforçamos nosso compromisso com a democratização do acesso cultural e com a valorização de espaços que inspiram conhecimento, reflexão e novas perspectivas para a sociedade - afirmou Ivana Carvalho, coordenadora de Responsabilidade Social da plataforma de Trilhos.

Além dos feriados nacionais, está mantido o acesso gratuito permanente para diversos públicos: pessoas com mais de 60 anos, crianças de até cinco anos, estudantes e professores da rede pública, guias de turismo, funcionários de museus, acompanhantes de pessoas com deficiência, integrantes do programa Vizinhos do Amanhã, Amigos do MASP e grupos em situação de vulnerabilidade social. 

O Museu do Amanhã funciona de quinta a terça-feira, das 10h às 18h (última entrada às 17h). A melhor forma de chegar é utilizando a Linha 1 do VLT Carioca, descendo na Parada dos Museus, a poucos metros da entrada.