O Rio de Janeiro receberá eventos voltados à discussão sobre a crise climática por meio da agenda internacional da Cop-30.
Escrito por Assessoria de Comunicação, em 31/10/2025
De amanhã (1/11) até o dia 7/11, o Rio de Janeiro receberá eventos voltados à discussão sobre a crise climática por meio da agenda internacional da Cop-30. O Festival Respira Rio, realizado neste sábado na Avenida Chile, no Centro, será o primeiro deles e promete movimentar o coração da cidade com arte, cultura e experiências ao ar livre. Para quem quer aproveitar tudo com praticidade e consciência ambiental, o VLT Carioca é a escolha ideal.
Com quatro linhas, oferece uma alternativa segura, acessível e sustentável para o deslocamento dos visitantes. As paradas Cinelândia, Carioca e Sete de Setembro, localizadas nas linhas 1, 2 e 3 do VLT, são as mais próximas da região e facilitam a chegada e saída ao festival no centro do Rio de Janeiro. Funcionando com a grade regular, os trens irão circular com intervalos de 15 minutos (das 5h às 14h) e de 20 minutos (das 14h às 23h) nas linhas 1, 3 e 4. Já na linha 2, o intervalo praticado é de até uma hora.
Para facilitar o planejamento dos deslocamentos, os passageiros podem consultar os horários e trajetos em tempo real pelo site https://trilhos.motiva.com.br/vltrio.
A passagem do VLT custa R$ 4,70 e pode ser paga com o cartão digital Jaé, adquirido via app da empresa, ou cartão físico que pode ser comprado nas máquinas de autoatendimento presentes no Terminal Gentileza, paradas e estações do VLT. No interior das composições, o pagamento deve ser efetuado mediante a aproximação do cartão (virtual ou físico) na tela no validador fixado nos balaústres próximos à porta dos trens.
Saiba mais sobre as quatro linhas do VLT Carioca: