Institucional

VLT Carioca investe R$ 34 milhões em programa de atualização da frota de trens

Iniciativa reforça o compromisso com a segurança, eficiência e qualidade do transporte. Trabalho teve início com a substituição de 192 supercapacitores

Escrito por Assessoria de Comunicação, em 23/06/2025

A concessionária VLT Carioca deu início a um programa de renovação dos sistemas de sua frota com um investimento inicial de cerca de R$ 34 milhões. A iniciativa visa aumentar a eficiência operacional e reforçar a segurança, garantindo a manutenção da qualidade do serviço aos passageiros.

A primeira etapa prevê a substituição de 50% dos supercapacitores. A tecnologia, única no Brasil para transporte de passageiros, permite que os trens armazenem energia, de forma rápida e eficiente, e tenham uma fonte de energia embarcada para o trem operar, além do sistema de Alimentação pelo Solo (APS). Ao todo, 192 equipamentos serão substituídos sem que haja impacto na circulação dos trens.

Para a execução segura e eficiente da atividade, conduzida por equipe técnica especializada, inicialmente é feita a descarga da energia acumulada no sistema atual do trem. Esse procedimento é realizado por um equipamento composto por um banco de resistores que converte a energia elétrica em calor, dissipando-a de forma segura no ambiente. A medida visa prevenir riscos de choque elétrico em caso de presença de energia residual.

Com o auxílio de uma ponte rolante, o conjunto de supercapacitores é içado e removido da composição. Na sequência, um novo equipamento é instalado, restabelecendo o sistema para a operação. Esse procedimento dura, em média, seis horas - do descarregamento da energia até a instalação da nova peça e a realização dos testes em alta tensão.

"Essa atualização é estratégica para garantir que nossos trens continuem performando com alto índice de confiabilidade. A medida favorece a garantia da previsibilidade das viagens e a segurança dos nossos passageiros. Esse investimento reflete nosso compromisso com um transporte cada dia mais eficiente para a população", analisa a diretora do VLT Carioca, Silvia Bressan.

Para acompanhar de perto o desempenho dessas peças, a Concessionária adquiriu um medidor que avalia a performance dos supercapacitores. Essa tecnologia permite uma manutenção mais precisa, baseada em dados reais, otimizando a vida útil dos componentes.

 

Função dos supercapacitores

Quando acionados, os supercapacitores viabilizam o deslocamento do trem com a utilização da energia embarcada, vencendo trechos de forma autônoma. Além disso, em situações de instabilidade elétrica, eles entram em ação no modo de economia de energia, semelhante ao que fazemos ao reduzir o brilho da tela do celular para economizar bateria. Assim, o VLT consegue trafegar até que a energia seja restabelecida ou até que o trem possa parar com segurança na plataforma.

O carregamento dos supercapacitores ocorre de forma rápida e prática, por contato com o sistema de alimentação pelo solo ou por meio da frenagem regenerativa - quando o trem desacelera e transforma o movimento em energia elétrica, que pode ser reutilizada pelos veículos, contribuindo para uma operação mais sustentável.