O VLT Carioca terá operação especial nos dias 4/07 (sexta-feira), 5/07 (sábado) e 7/07 (segunda-feira) devido à realização da Cúpula do BRICS na cidade do Rio.
Na sexta-feira (4), quando haverá ponto facultativo nas repartições públicas, as linhas 1 (Terminal Gentileza x Santos Dumont), 3 (Cristiano Ottoni x Santos Dumont) e 4 (Terminal Gentileza x Praça XV) circularão com intervalos médios de 12 minutos. A partir das 17h, a Linha 1 será temporariamente suspensa e a linha 3 passará a operar entre Santos Dumont e Terminal Gentileza. A operação normal será retomada após liberação dos órgãos de segurança pública.
No sábado (5), a Linha 1 ficará inoperante das 6h às 13h, período em que está prevista a circulação da comitiva oficial presidencial. Para atender à demanda de passageiros nesse período, a Linha 3 será estendida até o Terminal Gentileza.
Já na segunda-feira (7), feriado municipal no Rio, os intervalos médios entre composições serão de 15 minutos. Em todos os dias, o funcionamento do VLT será mantido no horário habitual, das 5h às 23h.
Início da operação exclusiva do Jaé - No sábado (05/07) inicia a operação exclusiva do sistema Jaé para os clientes que possuem gratuidades e, no dia 02/08, para os demais passageiros dos transportes públicos municipais, incluindo o VLT.
Nessa primeira fase estão incluídos: pessoas com 65 anos ou mais da cidade do Rio; pessoas com deficiência (e seus acompanhantes); pacientes com doenças crônicas (durante o período de tratamento), vinculados às unidades de saúde do município; estudantes da rede pública de ensino fundamental e médio da cidade; universitários contemplados por programas de cotas do Governo Federal ou pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) de instituições de ensino superior (IES) localizadas na cidade do Rio; e estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, desde que devidamente comprovada.
A passagem custa R$ 4,70. Com o cartão Jaé é possível realizar múltiplo pagamento. Além da versão digital, o cartão físico pode ser comprado nas caixas de autoatendimento presentes no Terminal Gentileza, paradas e estações do VLT. No interior das composições, o pagamento deve ser efetuado mediante a aproximação do cartão (virtual ou físico) na tela no validador fixado no interior dos trens.