O VLT Carioca segue como um dos destaques da plataforma de trilhos da Motiva ao atingir 21,3 milhões de embarques entre janeiro e outubro de 2025, um crescimento expressivo de 12% em relação ao mesmo período de 2024. O desempenho coloca o modal como a operação com maior evolução percentual no ano entre todas as unidades do grupo.
Além de ampliar a demanda, o VLT mantém impacto positivo no meio ambiente. Somente em outubro, os sistemas sobre trilhos da Motiva contribuíram para evitar a emissão de 32.641 toneladas de CO₂ equivalente, parte das quais estão diretamente associadas ao uso crescente do VLT no Centro e na Região Portuária do Rio. No acumulado do ano, as operações de trilhos já evitaram 301.635 toneladas de CO₂, reforçando a importância dos modais elétricos no deslocamento urbano sustentável.
O resultado do VLT reforça o papel do modal na conexão entre a Região Portuária, o Centro do Rio e o Aeroporto Santos Dumont, eixo que vem recuperando fluxo de passageiros impulsionado pela retomada econômica e pela diversificação das atividades no Centro.
Panorama da plataforma de trilhos da Motiva
Em outubro, todas as operações de trilhos da Motiva (VLT Carioca, linhas 4-Amarela (ViaQuatro), 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda (ViaMobilidade), em São Paulo, e Metrô Bahia) transportaram juntas 68,2 milhões de clientes, um aumento de 0,4% em relação ao mesmo mês de 2024. No acumulado do ano, são 630,2 milhões de passageiros, crescimento de 2,1%.
Com energia 100% renovável, os sistemas operam com emissão zero, considerando a comparação com automóveis a gasolina. A metodologia leva em conta uma viagem média de 12 km, com dois passageiros por veículo — o que representa 34,1 milhões de carros evitados apenas em outubro e 315 milhões entre janeiro e outubro.