O VLT Carioca atuou com 10 frentes de intervenções, em média, na região central da cidade. Os serviços contemplaram lavagem de piso, estruturas e mobiliário de paradas e estações, além de pinturas, ajustes e instalações de placas e até o nivelamento de vias no trecho na Rua da Constituição entre Saara e a Praça Tiradentes.
Realizadas sempre durante as madrugadas, as limpezas e pinturas ocorreram na Central, Saara, Tiradentes, Santa Rita, Colombo, Rodoviária, Praça XV e Candelária. Também estão previstas a inspeção nos trilhos das quatro linhas do VLT e a limpeza das canaletas de drenagem das vias. Já no Terminal Gentileza, a atividade ficou concentrada na manutenção do paisagismo.
“Programamos essas benfeitorias semanalmente, levando em consideração o planejamento das manutenções preventivas e as demandas corretivas identificadas. Todas essas ações de manutenção, realizadas à noite, são imprescindíveis para garantir a disponibilidade dos ativos para a operação no dia seguinte”, pontua a gerente de Manutenção do VLT Carioca, Débora Araújo.
Nova etapa da obra da Rua da Constituição
Nas próximas 2 semanas, o VLT Carioca dará continuidade à manutenção da superestrutura das vias por onde os trens de linha 2 e 4 circulam, na Rua da Constituição, no Centro do Rio. A atuação compreende um trecho de aproximadamente 50 metros, entre as ruas Gomes Freire e Regente Feijó. Iniciados no dia 11 de agosto, os trabalhos são realizados em fases, durante a madrugada, e visam corrigir desgastes pontuais da via. Cerca de 10 colaboradores atuam no local desde o início. A última etapa, prevista para ocorrer ao longo da segunda semana, compreenderá a fase final de acabamento do pavimento.