Durante o mês de agosto, o VLT Carioca se transforma em palco para uma experiência temática inédita: um trem customizado com a cabeça — incluindo mandíbula — e a cauda de um extraterrestre, iluminação em LED laranja e estrutura em fibra sintética de 50 cm aprovada em testes de segurança. A ação, que celebra a estreia da série Alien: Earth no Disney Channel, integra o portfólio de ativações criativas que vêm impulsionando o crescimento da receita publicitária da Motiva - responsável pela operação do VLT -, que registrou alta de 16% no último ano (6,4% apenas no modal carioca), impulsionada também pela entrada em operação do Terminal Intermodal Gentileza.
A Motiva, que também opera linhas de metrô em São Paulo e na Bahia, consolida-se como um dos principais protagonistas do segmento de mídia externa no Brasil, reforçando o papel estratégico dos trilhos como plataforma de conexão entre marcas e o público urbano. No Rio, o novo terminal ampliou as oportunidades de negócios com formatos inéditos de ativação de marca, distribuição de amostras e espaços de convivência personalizados, atraindo grandes anunciantes e aumentando a taxa de recompra para mais de 70%.
Hoje, a publicidade já responde por 52% da receita acessória da área comercial da Motiva — categoria que inclui contratos e parcerias fora da bilhetagem, como aluguel de espaços, concessões comerciais e ativações. A taxa de recompra também reforça a efetividade das ações: mais de 70% dos anunciantes voltaram a investir em campanhas nos trilhos da Motiva no último ano.
“Todos os dias, quase 3 milhões de pessoas circulam pelas estações operadas pela Motiva. Esse fluxo constante transforma nossos espaços em pontos de grande valor estratégico para marcas que querem se conectar com o público urbano de forma relevante e eficaz. No Rio, o VLT tem se mostrado uma vitrine estratégica para marcas que querem impactar o público carioca com relevância e criatividade”, afirma João Pita, diretor comercial da plataforma de trilhos da Motiva.
Com presença em três capitais, a Motiva oferece soluções criativas e personalizadas para marcas que desejam se conectar com o público urbano. No Rio, o VLT conta com 120 oportunidades publicitárias, incluindo áreas para adesivagem e circuitos digitais.
Entre os formatos mais procurados estão os circuitos digitais (MUBs e totens) e adesivagens de trens. A avaliação do impacto das campanhas é feita por meio de pesquisas de aumento de percepção da marca e lembrança do anúncio, em parceria com institutos como a Offerwise, e a empresa estuda a implementação de sensores inteligentes para medir a audiência nas estações.
Marcas como Netflix, Disney, Amazon, L'Oréal, Mercado Livre, Burger King, O Boticário, Vivo, CVC, Paramount, Coca-Cola e PicPay já apostaram nos trilhos da Motiva para fortalecer sua presença junto ao público urbano.
“Nosso objetivo é que as marcas desenvolvam produtos, campanhas e ativações pensadas especialmente para quem vive a cidade com a gente todos os dias. Trens, metrôs e estações da Motiva são espaços de encontros cotidianos entre marcas e pessoas. Quando essa conexão é feita com afeto e propósito, o impacto é real — e os resultados, como temos visto, são expressivos”, conclui Pita.
Novas oportunidades no Terminal Gentileza
O mezanino do Terminal Gentileza é um polo comercial em plena expansão. Com capacidade para 80 lojas e quiosques, o espaço já conta com 40% de ocupação e um mix variado de marcas e serviços.
Atualmente, já funcionam 17 lojas e 3 quiosques: duas unidades da Empadinhas Express, duas da Bomdiqueijo, Boleria da D’Avó, Cosechas, Bomboniere Gentileza, For Your Cell, Casa do Biscoito, Cacau Show, Zé Coxinha, Jaé, Futurama, Hungara, Mais Bela, Pastel do Samba e Expresso Galeão. Os quiosques contam com Bob’s, Rafa’s e Baurucas.
O terminal também oferece opções de conveniência, como quatro máquinas de bichinhos de pelúcia, oito de snacks, pontos de venda das operadoras Claro e TIM, além de um estande da Yes Cosméticos.
O crescimento continua: cinco novos estabelecimentos já estão com inauguração prevista e pelo menos três marcas estão em fase final de negociação.
Em 2025, a área Comercial da concessionária está priorizando a chegada de serviços e conveniência, como cosméticos, calçados, alimentação e outros. Empreendedores interessados podem obter mais informações pelo e-mail: comercial.vlt@motiva.com.br.